Turma 5.ºC

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Visita de estudo à Serra de Sicó

Notícia elaborada pela turma do 5ºC na aula de Português

Os alunos do 5ºano da Escola Básica de Soure realizaram uma visita de estudo, no dia 5 de fevereiro de 2019, à Serra de Sicó, no concelho de Soure.
Esta atividade teve como objetivo que os alunos adquirissem mais conhecimentos sobre vários locais do concelho de Soure, a saber: as Buracas do Casmilo, a Nascente do Rio Anços, a Escarpa da Sr.ª da Estrela, o Planalto de Degracias - Alvorge.
Nesta viagem, foi muito importante a ajuda do professor João Martins que guiou os participantes e que lhes deu informações e explicações sobre os locais explorados. Também foi possível a sua concretização, porque a Câmara Municipal de Soure disponibilizou gratuitamente autocarros para o transporte dos alunos e dos professores.
Os alunos gostaram muito desta atividade e consideraram que seria interessante realizarem-se mais ações deste tipo, porque se aprende muito e se enriquece culturalmente fora da sala de aula.

Viagens da minha terra

No âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular os alunos do 5.ºC na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação foram convidados a dar a conhecer a sua terra e as suas gentes, enquanto personalidades que deram um contributo para a sua terra.

Os textos foram revistos à posterior pela professora de Português, Cristina Simões.

Prof.ª Geni Gomes

O meu Pai!

Afonso Tavares

"Eu resolvi falar do meu pai, Carlos Luís Tavares, pelo contributo que deu na defesa dos bens e das pessoas do conselho de Soure ao serviço dos bombeiros voluntários de Soure enquanto bombeiro e comandante. (...)"

Fogo em Soure

Ana Emília Moreira

"O incêndio que surgiu ao início da tarde numa zona florestal da freguesia de Samuel, no concelho de Soure, mantinha-se ainda em ação às 22h15min. (...)"

Paleão Antigamente

Andreia Sofia Martins

"O passado da minha terra foi muito risonho, porque havia cá muitas coisas boas para passar o tempo. Houve uma equipa de Basquetebol, outra de Ciclismo, outra de futebol de 11, uma Tuna de música e um conjunto musical.(...)"

Carvalheira-de-baixo

Ariana Gonçalves

"A minha aldeia é muito pequena.

Na minha aldeia não há rua principal, no entanto está inserida na capelania da Fonte da Relva onde se comemora a festa do Santo António na altura própria de Santo.

Carvalheira-de-baixo não tem escola, nem farmácias, nem monumentos, nem junta de freguesia, só existem casas, terrenos e pessoas calmas. Na aldeia onde eu vivo, toda a gente se ajuda e se alguém precisar de alguma coisa, alguém irá ajudar. (...)"

Castelo de Soure

Beatriz Inácio

"O castelo de Soure foi erguido numa zona plana, o que em parte se explica pela proximidade ao ponto em que os rios Anços e Arunca confluíam. Constituía, em conjunto com os restantes castelos da Rede, a linha avançada de proteção a Coimbra. (...)"

Gesteira

Carolina Silva

"Olá, hoje vou mostrar-vos a minha Terra e espero que gostem.

Com a ajuda do povo, construiu-se uma casa para formar uma banda, que foi inaugurada em 1944. Passados alguns anos, havia uma casa velha e decidiram doar essa casa velha à banda, para esta aumentar o seu espaço.

Como havia a casa da banda, formou-se um rancho folclórico.

O meu avô e o meu pai, mais tarde, fizeram parte da direção da banda e do rancho.

Neste momento, existe o centro de dia, pequeno e velho e, agora, estão a construir um lar e um jardim de infância."

O Lugar dos Cavaleiros

Clarisse Cordeiro Madeira

"O Lugar dos Cavaleiros situa-se na bacia hidrográfica do Baixo Mondego, no extremo norte da freguesia de Soure, distrito de Coimbra, no limite com a freguesia de Ega (concelho de Condeixa). (...)"

D. Sesnando Davides

Eva Santos Francisco

"Sesnando Davides nasceu em Tentúgal, Portugal e morreu a 25 de agosto de 1091 em Coimbra. Foi um moçárabe da Península Ibérica, onde foi dono das terras de Coimbra e governador desta cidade. Foi educado em Córdova, tendo chegado a exercer altas funções na corte de Sevilha e foi também dono de extensos territórios na zona Coimbra." (...)

A ida ao Brasil

Frederico Garcia

"A minha família quando foi para o Brasil foi para ter melhores condições financeiras. Logo que os meus pais determinaram e decidiram a ida para o Brasil foi uma euforia, porque ia ver família que não via há muito tempo.(...) "

Visita Arquitetónica de Soure

Gabriel Mateus Marques Martins

"Quem visita Soure, entrando na vila vindo de sul, poderá não reparar no seu "Castelo" ou melhor dizendo, nas ruínas do que resta do castelo que foi a primeira sede em Portugal dos Templários, segundo documento de Dona Teresa, datado de 19 de março de 1128.(...)"

Tempestade de Leslie

Laura Felício

Há cerca de um mês, veio a tempestade Leslei que feriu muitos animais e estragou muitas casas. Durante algumas horas, os bombeiros andaram a limpar estradas e a cortar as árvores caídas. A GNR andava a cortar as estradas por estarem intransitáveis devido à queda das árvores e postes de eletricidade partidos. Nos passeios, não se conseguia passar, pois estavam cheios de ramos que dificultavam a passagem. Passadas 2 semanas estava tudo a correr na normalidade e, no final, correu tudo bem.

LeonorAntunes

"No dia 13 de outubro, houve um acontecimento marcante em Soure: a tempestade LESLEI, que chegou na categoria 4.

A tempestade destruíu várias casas e várias lojas.

Mais de 90% da Vila de Soure foi atingida, como por exemplo, os habitantes ficaram sem energia elétrica e sem água.

Na imagem, como se pode ver, algumas chapas estão no meio de dois cafés. No dia 14, não houve escola.

Mesmo ao pé da minha casa cairam uns postes e algumas chapas."

Brunhós

Mariana Marques

"A minha terra chama-se Brunhós, pertence à União de Freguesias de Gesteira e Brunhós, Concelho de Soure, distrito de Coimbra. É uma pequena aldeia com cerca de 200 habitantes. (...)"

Agrupamento de Escolas Martinho Árias