Turma 5.º A

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Visita de Estudo à Serra de Sicó

No dia 5 de fevereiro, realizámos uma visita de estudo à Serra de Sicó, no concelho de Soure. Visitámos as Buracas do Casmilo, a Nascente do Rio Anços, a Escarpa da Sr.ª da Estrela, o Planalto de Degracias - Alvorge para conhecer melhor a região. Ouvimos atentamente as explicações do professor João Martins sobre os diferentes locais, que muito nos enriqueceram.

Gostámos muito desta atividade e achamos que seria interessante realizarem-se mais ações deste tipo, porque se aprende mais facilmente fora da sala de aula.

Viagens da minha terra

No âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular os alunos do 5.ºC na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação foram convidados a dar a conhecer a sua terra e as suas gentes, enquanto personalidades que deram um contributo para a sua terra.

Os textos foram revistos à posterior pela professora de Português, Ana Cotovio.

Prof.ª Geni Gomes

A minha família

Beatriz Costa Sanches

"O meu padrinho foi bombeiro durante 40 anos, ele, assim como todos os bombeiros, fez muito pela vila de Soure, ajudou muitas pessoas e apagou muitos fogos, pondo a sua vida em risco para salvar e ajudar o próximo. Muitas foram as "aventuras" que ele viveu enquanto bombeiro, tantas que algumas já nem se lembra, mas há outras que lhe ficam na memória.8...)"

A minha tia é bombeira

Duarte Almeida

"A minha tia chama-se Zita Tomé e nasceu em Coimbra no dia 13 de novembro de 1982. Ela é casada e tem duas filhas, que são as minhas primas, a mais velha chama-se Francisca e tem 10 anos e a mais nova chama-se Leonor e tem 6 anos.

A minha tia é bombeira nos Bombeiros Voluntários de Soure e costuma conduzir ambulâncias.

Ela ajuda as pessoas que se aleijam ou se sentem mal. Um dia ela levou-me ao hospital porque eu tinha feito uma entorse no braço. (...)"

A minha aldeia

Érica Silva

"Olá amigos,eu sou a Érica e venho falar-vos da minha localidade, Simões. Vivo nos Simões e venho falar-vos da associação cultural e recreativa da minha localidade.

A associação foi feita pelo povo nos anos 80, porém tiveram ajuda dos ingleses que ofereceram o seu trabalho e, em troca, oferecemos-lhes a escola do 1º ciclo para dormirem. As pessoas da aldeia ofereciam-lhes comida, até regressarem ao seu país. A nossa aldeia ficou muito agradecida pela sua ajuda, empenho, ternura e compaixão. (..)"

Conimbriga

Eva Lopes Gonçalves

"Conímbriga é uma cidade romana muito antiga, e é um dos sítios arqueológicos mais ricos de Portugal. Conimbriga teve origem num castro celta da tribo dos Conni, nos finais da idade do ferro. Povoado desde tempos pré-históricos, o sítio de Conímbriga foi ocupado pelas tropas romanas em 139 a. C., tornando-se então a próspera capital da província da Lusitânia. (...)"

Associação Recreativa e Cultural dos Simões

Inês Filipe

"A Associação Recreativa e Cultural dos Simões foi construída há mais de 40 anos por habitantes dos Simões e vários estrangeiros de várias nacionalidades: espanhóis, holandeses, entre outros...

Para alimentarem os trabalhadores, iam buscar leite à Quinta da Cruz e pão à padaria local, sendo os meus avos os proprietários. Eram também alimentados pela comunidade que cá habitava. A construção foi realizada durante as férias de verão e aproveitavam a escola primária para dormir.(...)"

Breves Contos

Joana Bernardino Costa

"Soure, teve um papel decisivo na Reconquista Cristã; o Castelo de Soure representou um marco defensivo a partir do qual foram criadas linhas defensivas pelas quais os Cavaleiros Templários defenderam e reconquistaram aos Mouros o território português.

Na época, Soure era estremadura de Portugal e os Condes D. Henrique e D. Teresa atribuíram uma carta de foral a Soure em 1111 para atrair e fixar população. Esse foral dava privilégios sociais e fiscais para atrair população para essa zona de fronteira de Portugal, que na época se considerava insegura devido ás ofensivas inimigas.(...)"

O nascimento do Rancho Folclórico da Ribeira da Mata

Joana Ribeiro Castanheira

"No ano de 1971 rapazes e raparigas desta aldeia queriam alegrar as festas desta pequena terra, por isso com toda a sua dedicação, alegria e ajuda de pessoas mais velhas fundaram o rancho da Ribeira da Mata.

A união da população levou à recolha de trajes, danças e cantares desta região e sobretudo foram as histórias, vivências e memórias dos mais velhos que ajudaram na criação deste grupo.(...)"

Agrupamento de Escolas Martinho Árias